04/08/10

Um sonho de uma noite de verão


O sonho é antigo. Ter um país totalmente constituído por criaturas de excelência intelectual, capazes de figurar em qualquer lista anual de nomeados ao prémio Nobel.

Mas sonho antigo, não é sonho esquecido. A Ministra da Educação, a dr.ª Isabel Alçada, aliás, este fim-de-semana, até já veio a público oferecer a medida que promete fazer do sonho uma realidade. No fundo, calculo, o pensamento rondará a ideia de que se é verdade que a lista de nomeação aos prémios Nobel não costumam contemplar os cérebros portugueses, isso só poderá significar que estes, coitados, ainda se encontram retidos na escola, quiçá, a aprender a decifrar a hermenêutica da TV Guia. A solução, por isso, torna-se óbvia e simples: é necessário acabar com a retenção na escola que, na verdade, apenas serve para reter os génios da sua própria genialidade e Portugal da sua glória natural.

A Confederação Nacional das Associações de Pais, aparentemente, concorda. E não só concorda, como esclarece que esta será «seguramente a maior reforma educativa depois do 25 de Abril».

A maior reforma depois do 25 de Abril? Psstt. Falta de optimismo. Esta será seguramente a maior reforma que alguma vez ocorreu em Portugal. Que esta sirva prioritariamente para reformar para o caixote do lixo um país por inteiro, é um pequeno pormenor que, na verdade, a ninguém deverá apoquentar.

1 comentário:

  1. Claro que é uma excelente reforma. Sobretudo para as Associações de Pais (que soam a corporativismo salazarista), que assim poupam dinheiro em refeições e transportes que teriam de gastar cada vez que o filhinho - dono de uma inteligência inquestionável - tivesse de reprovar. Portugal: país dono de um verdadeiro espírito prático.

    ResponderEliminar