27/07/10

O fim do Ensino e o último homem



«Ninguém sai daqui vivo», dizia Jim Morrison. Mas isto está ainda pior do que eu pensava. Portugal, com a educação no estado em que está, não pode contemplar um futuro muito radiante. Ou, pelo menos, foi essa a visão (que já tinha, num estado de mínima lucidez) com que fiquei depois de acabar de ler o ensaio de Maria do Carmo Vieira, O Ensino do Português.

Maria do Carmo Vieira, que, para além da formação superiora, tem escrito livros, artigos e intervindo na discussão e esforço de uma minoria para clarificar o estado da educação nesta república à beira mar plantada, é, sobretudo... uma professora. Uma professora do ensino secundário que conhece na pele o que é o terror de leccionar neste país. E, por fim, num rasgo de originalidade, uma professora que sabe dar voz à contestação como toda a gente devia fazer: pensando e escrevendo.

O ensaio - um texto muito louvável saído da ainda mais louvável Fundação Francisco Manuel dos Santos (que tem nos «pais», entre outros, António Barreto) - não é meigo para com as salas de aula dos últimos dez anos. Aliás, não é meigo com a educação em Portugal desde quase o 25 de Abril. A autora explica: «Na ânsia de reforma do ensino, após o 25 de Abril, ocorreram transformações demasiado rápidas e pouco pensadas, sugeridas pela vontade de um corte radical com todas as estratégias de aprendizagem que se relacionassem, directa ou indirectamente, com o passado salazarista. Não houve, assim, preocupação em reflectir sobre o que poderia ser mantido, tendo em conta a sua eficácia. Reconhece-se, por exemplo, no 1.º ciclo, anteriormente designado por Ensino Primário, o exagero na memorização de linhas férreas, ou de serras que, por vezes, não se sabia apontar num mapa, ou da longa enumeração de rios e seus afluentes, entre outros aspectos. O certo é que se caiu no extremo oposto, aligeirando-se os conteúdos programáticos no intuito de anular a dificuldade.»

Nem eu o diria melhor. A escola, como tantas coisas em Portugal, começou, a partir de 1974, a remar contra a maré com todas as forças. Ironicamente, só o começou a fazer quando a maré tinha cessado, quando já não havia «fascistas» para combater. Quando a tendência mais tradicionalista na escola, e na ideia de «ordem» na sala de aula - à imagem da sociedade e do seio familiar -, ruiu, os movimentos ditos mais «progressistas» venderam-nos, à força, uma ideia de promoção social através de um ensino suave, que permitisse ao aluno «participar» no processo lectivo. Ou seja, a par dos orçamentos participativos e do policiamento antifascista participativo, chegou - de outro planeta, certamente - uma ideia de que os jovens não tinham só o futuro nas mãos, mas também a escola, o ensino, os professores e - porque não dizê-lo? - os próprios pais. A partir de então, quem se sentava na carteira, eram os professores. Passava o aluno a ter acesso à palmatória. O ensino, agora, era uma diversão.

A par da evolução estrutural do ensino, também outros factores influenciaram bastante esta mudança de atitudes. Transversal a muitos desses factores, e até provavelmente a todos, está esta ideia de psicologia barata que se conseguiu impingir aos «antigos jovens» que se tornaram pais depois do 25 de Abril. Esta ideia de que as crianças têm «traumas de aprendizagem», «traumas das dificuldades» que se lhes apresentam pela frente, e «traumas por serem contrariadas». Como tal, devia-se adoptar, diziam, uma atitude de hands off face às crianças, que assim ficavam livres para crescer em toda a sua força. Sem ralhetes dos pais. Sem avaliação escolar. Sem autoridade. Sem estrutura sólida. Apenas liberdade, e um vasto deserto de valores e modelos.

Tudo isto está errado. Quer do ponto de vista da psicologia (a responsável, vá) - que naturalmente reconhece a centralidade da imposição de limites quer por pais quer por figuras de autoridade como os professores -, quer do ponto de vista da escola. Maria do Carmo Vieira explica no livro: «Ao apresentar a dificuldade como barreira insuperável para a aquisição de qualquer conhecimento e ao ler «trauma» onde reside a expectativa e a vontade de saber, está a querer impor-se aos alunos a facilidade como caminho para a obtenção do êxito escolar, não lhes dando a oportunidade de reflectir e de desenvolver as suas próprias capacidades nem de sentir a alegria que naturalmente se manifesta quando se atinge, com esforço, um determinado objectivo.» A autora, aliás, vai mais longe numa passagem anterior, em que explica o quão pouco se pede aos miúdos em termos de leituras. Invertendo o bico ao prego, explica, com a maior da naturalidade e da razoabilidade, o porquê de se dever exigir mais dos alunos: «(...) se um aluno chegar ao secundário a ler mal, não conseguindo interpretar correctamente um texto, e a escrever de forma incorrecta e inadequada, facilmente se desmotivará pela insegurança e pela vergonha que sente, razões suficientes para abandonar os estudos.» Mais certeira e simples do que isto não poderia ser.

Por vezes aborrecido pelo tom sério que tem e pelo penoso que pode ser ler uma análise de monstrengos como o TLEBS, o ensaio de Maria do Carmo Vieira não peca, pelo menos, por dois aspectos. Em primeiro lugar, é um ensaio lúcido que, embora não diga nada de novo em relação ao estado geral da educação em Portugal, traz luz e racionalidade sobre o mesmo, ou pelo menos sobre a discussão envolvente, permitindo-nos saber que nem todos os professores liceais são camafeus que se passeiam sob faixas sindicais e muita música na Avenida da Liberdade aos dias de semana. Em segundo lugar, leva-nos numa viagem surreal ao «outro lado do espelho», ou seja, ao seguirmos o coelho brando do raciocínio e da experiência de Maria do Carmo Vieira, acabamos a saber que os meninos que vão ter de governar o país daqui a trinta ou quarenta anos andam a aprender na escola, não Eça de Queiroz, não Vergílio Ferreira, mas sim o modo de fazer requerimentos, circulares, relatórios, etc, etc. Nâo, não brinco. São literalmente «textos não-literários», incluindo passar um «atestado médico» a Fernando Pessoa.

Andamos a formar funcionários de secretaria. Acabaram-se os pensadores, os esforçados, os artistas. Agora, saber carimbar uma folha com um despacho parece ser suficiente. Maria do Carmo Vieira, muito competentemente, dá-nos o diagnóstico de ensinar assim os nossos miúdos e tratar assim os nossos professores: «Vivemos, sem dúvida, em matéria de Educação e de Instrução, no reino do Absrudo, deixando-nos manipular e seduzir por facilidades e contínuas ilusões que nos despojam das nossas próprias capacidades». No reino do Absurdo, indeed.

3 comentários:

  1. Creio que é impossível compreender o estado da educação em Portugal sem compreender antes qual a doutrina que guia o sistema em si. É uma doutrina porque, tal como em tantas outras coisas, existe um método para a loucura. As fontes essenciais são as publicações da UNESCO, uma vez que esta é a agência internacional da qual emanam as directivas educacionais para o nosso ministério da educação.
    E aí, a melhor fonte é o livro escrito pelo primeiro director-geral, Julian Huxley:

    http://unesdoc.unesco.org/images/0006/000681/068197eo.pdf

    E depois, existe o livro escrito pela ex-assessora para a educação da administração Reagan, que se demitiu a partir do momento em que percebeu o que era, e de onde provinha, o sistema educativo para a América, e para o mundo (através da UNESCO e de outras agências de regulação internacional para a educação):

    http://www.deliberatedumbingdown.com/MomsPDFs/DDDoA.sml.pdf

    Este livro é particularmente bom, porque consiste quase inteiramente das minutas e documentos internos das organizações que moldaram o sistema global de educação para a época em que vivemos.

    Para ser muito sincero, será impossível mudar o sistema num país, se não se perceber que esse sistema se enquadra num esquema muito maior, e se não se compreender quais são os objectivos desse sistema: criar uma educação declaradamente disfuncional, que premeie o conformismo, o groupthink, e a falta de capacidades críticas; de modo a criar populações mais fáceis de gerir. Pura gestão de recursos humanos, aplicada a sociedades inteiras.

    Enquanto não se perceber a extensão do que está em causa, qualquer tentativa de mudança é como tentar fazer remendos num carro cronicamente avariado -- um esforço nobre, mas não vai funcionar.

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  2. Discordo plenamente, caro Rui.

    Não acho que se tenha de «pensar a doutrina em vigor» antes de agir sobre uma política de educação. Acho, sim, que tudo está relativamente ligado, mas não desse modo que referes.

    O tempo que se vive, com tudo o que tem de mau (e é muito) não é, propriamente, um de grandes ideias e grandes sistemas políticos. Apesar dos novos dogmas mais intimamente ligados à «saúde» (o que é a saúde para cada um de nós é outra conversa) ou ao «planeta» e sua sobrevivência, em termos de regimes e planos políticos, não se vive qualquer grande sistema que tenha uma coesão inabalável.

    Agora, apesar de esse sistema não ser coeso e uniforme, não quer dizer que os conteúdos programáticos próprios de dado partido ou mesmo de dada cultura política nacional (das que são comuns a quase todos os partidos) não estejam ligados a algo mais.

    No nosso caso - é da Educação/Ensino que estamos a falar - tem, sobretudo, a ver com o menino pobre que veste o smoking e os sapatos bonitos para ir à festa dos meninos ricos, mas sem levar cuecas nem meias por baixo. Porque não tem.

    Portugal, na ânsia de mostrar números, resultados, estatísticas, abandonou a missão de «endurecer» os músculos intelectuais das crianças pátrias para se entregar à tarefa de desenvolver bem os resultados da «empresa» para a poder vender no mercado. É triste, é muito prosaico, mas penso que é este o primeiro problema a rever.

    Acho, sim, que o carro anda mal há algumas décadas, mas pensar em comprar carro novo sem sequer olhar para o que possa estar errado no motor é, paradoxalmente, o nosso maior erro nos últimos 30 anos. E, francamente, a grande razão pela qual Portugal está como está.

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  3. Bom, é um facto histórico que o 'show off' como sistema político, com toda a sua produção acrobática de estatísticas, e com toda a sua criação de resultados em cima do joelho, não é um exclusivo português; pelo contrário, é algo que sempre surgiu em países pobres que têm de responder a sistemas de quotas artificiais, como é o caso com a educação -- vidé repúblicas soviéticas, durante os tempos da união.

    De qualquer das formas, não vale de muito discutir se somos melhores ou piores a cumprir com as nossas quotas de resultados, quando os critérios para a *produção* de resultados são abertamente destrutivos.

    As pessoas chocam-se com coisas como agora se querer acabar com as reprovações; ou com a falta de aposta em critérios rigorosos de ensino; ou com o sistema de educação por objectivos; ou até com desprezar-se conteúdos clássicos em troca de coisas como educação sexual, ou 'educação cívica'. E depois atribuem esse tipo de coisas à trupe tespiana que calha estar no poder no momento.

    Mas valeria a pena ir ler os programas e as ideias que a própria UNESCO e as várias agências subordinadas publicam abertamente. Todos os aspectos que puxei aqui são políticas oficiais da UNESCO. Nada é novo. Nada é inventado cá.

    Quando Portugal implementar isto (daqui a uns anitos, suponho)

    http://www.dailymail.co.uk/news/article-1212274/Children-young-learn-masturbation-abortion-new-UN-guidelines.html

    muitas pessoas também se vão chocar imenso. E vão culpar os actores que lá estiverem no momento, "esses malandros".
    Sim, são malandros, mas apenas na medida em que são actores. Mas quanto actores podem ir a soirées no Royal Institute of International Affairs, ou no European Council on Foreign Relations? E quantos actores podem ter papéis assegurados em agências internacionais e em fundações, a seguir à peça?

    Uma boa visão do futuro é o sistema de ensino britânico, que está inteiramente devastado. A criança média na Grã-Bretanha mal sabe ler ou escrever, e perdeu enormes quantidades de léxico, face às gerações anteriores. Mas, por outro lado, acredita em todas as coisas que as Nações Unidas consideram 'adequadas'. Torna-se ofendida e agressiva se lhe disserem que o 'mundo sustentável' é, para todos os efeitos práticos, neo-feudalismo; e que internacionalismo é uma coisa má. E é apática, relativista moral, e muito obediente face às autoridades. Portanto, é extremamente fácil de gerir.

    É o que John Dewey, Julian Huxley (e todos os outros personagens que montaram o actual sistema educacional), definiram nos seus próprios livros como o perfeito cidadão do mundo, o servo dócil para o sistema neo-feudal globalizado.

    Francamente, a informação está toda disponível, é pública e é aberta. Se queremos deixar algo de decente e humano às gerações futuras (e esse é o dever que temos enquanto humanos), mais vale olhar para essa informação.

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